segunda-feira, 2 de abril de 2012

DOMINGO DE RAMOS - FOTOS E SIGNIFICADO



Pergunta: "O que é o Domingo de Ramos?"

Resposta: Domingo de Ramos é o dia em que celebramos a "entrada triunfal" de Jesus em Jerusalém, exatamente uma semana antes da sua ressurreição (Mateus 21:1-11). Cerca de 450-500 anos antes, o profeta Zacarias havia profetizado: "Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta" (Zacarias 9:9). Mateus 21:7-9 registra o cumprimento dessa profecia: "...trouxeram a jumenta e o jumentinho. Então, puseram em cima deles as suas vestes, e sobre elas Jesus montou. E a maior parte da multidão estendeu as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos de árvores, espalhando-os pela estrada. E as multidões, tanto as que o precediam como as que o seguiam, clamavam: Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas!" Este evento aconteceu no domingo antes da crucificação de Jesus.

Em memória deste evento é que nós celebramos o Domingo de Ramos. Este dia tem esse nome por causa dos ramos de palmeira que foram colocados na estrada enquanto Jesus montava no jumento em Jerusalém. Domingo de Ramos foi o cumprimento das "setenta semanas" do profeta Daniel: "Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Ungido, ao Príncipe, sete semanas e sessenta e duas semanas; as praças e as circunvalações se reedificarão, mas em tempos angustiosos"(Daniel 9:25). João 1:11 nos diz: "Ele Veio para o que era seu, e os seus não o receberam". As mesmas multidões que gritaram "Hosana" agora estavam gritando "Crucifica-o" cinco dias depois (Mateus 27:22-23).


 Parada em frente ao Hospital - CAMOI - lembrando da  Campanha da Fraternidade 2012.
 Alegria das nossas coroinhas servindo ao Senhor!
 Seguindo em frente para a Igreja
 Recitação dos textos de Animação Bíblica da nossa caminhada


 Significado da palavra HOSANA

A palavra hosana aparece 6 vezes na Bíblia, nos evangelhos (Mateus 21,9[2x].15; Marcos 11,9; João 12,13). A transcrição do vocábulo grego é Osanna. Contudo não é uma palavra grega, mas hebraica. Trata-se do verbo hosha(salvar) no imperativo hifil, seguido da partícula enclítica de súplica na, que às vezes é traduzida como “ti emploro”. Portanto, poderíamos traduzir hosana com “Salva, ti imploro”.
No Antigo Testamento não aparece a forma literal “hosana”, mas no salmo 118,25 temos a forma imperativa longa (hoshi‘ana): Salva-nos, agora, te pedimos, ó SENHOR; ó SENHOR, te pedimos, prospera-nos. Esta citação é importante para entender o contexto em que era usado este termo. O Salmo 118 era usado por ocasião da festa dos Tabernáculos e o versículo 25 tinha a função especial de dar o sinal para começar a agitação dos ramos (lulab).


O vermelho é usado no Domingo de ramos e na Sexta-feira Santa; no domingo de Pentecostes, nas celebrações da Paixão do Senhor, nas festas dos Apóstolos e Evangelistas (com exceção de São João), e nas celebrações dos SantosMártires. Simboliza as línguas de fogo em Pentecostes e o sangue derramado por Cristo e pelos mártires, além de indicar a caridade inflamante




Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor. Com esta celebração, entramos na Semana Santa. Mas, o que é a Semana Santa? Por que nós a diferenciamos das demais semanas do ano? Por que ela é tão importante no calendário litúrgico?

Esta é a semana mais importante do ano porque, nestes dias, é relembrada a História da Salvação: um Deus que se abaixou e tornou-se homem para caminhar conosco; a experiência de Jesus na Semana Santa é a história viva da humanidade. Contemplando sua paixão e morte, fazemos memória dos sofrimentos, das injustiças e das violências experimentadas por milhões de seres humanos. Jesus assume e faz seus todos esses sofrimentos; em sua morte e ressurreição, Ele se faz presente em todos os sofrimentos humanos.

A Semana Santa, tempo de comunhão e solidariedade com Jesus, é um tempo santo e precioso para entrarmos na História da Salvação e da Libertação. Nesta semana meditamos o Evangelho de Jesus, contemplamos sua prática, acolhemos sua proposta de doação e partilha, entramos em sua atitude de obediência ao Pai e de serviço à humanidade.

A celebração do Domingo de Ramos, é recordação da entrada de Cristo em Jerusalém para celebrar a páscoa. Como o povo da Antiga Aliança, que durante a festa das tendas levava ramos nas mãos, significando a esperança messiânica, renovamos, hoje, nossa adesão ao Cristo, Senhor da história. Escutando e participando da liturgia da paixão do Senhor, deixamos que o mistério pascal da paixão, morte e ressurreição de Jesus se realize em nossa vida.

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