sábado, 31 de março de 2012

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA 2012


Dia 01/ 04/12 – Domingo de Ramos
15:00h – Celebração da Missa na Com.São Francisco (agência)
17:00h – Celebração da Missa na Com. Nossa Senhora da Natividade (Itaquara)- concentração - na praça do axé.
Responsável: Pastoral da Criança

Dia 02/04/12- Segunda-Feira Santa
05:00h – Caminhada Penitencial (Resp. Pastoral da Criança)
18:00h – Missa do Santo Crisma (Catedral - Jequié – BA)
Dia 03/04/12- Terça–Feira Santa  
 05:00h – Caminhada Penitencial (Resp. Catequese e Escola da Fé)
19:00h – Grupo de Oração – Resp.Escola da Fé.
Confissões e visitas aos enfermos durante o dia.
Dia 04/04/12 – Quarta-Feira Santa
05:00h Caminhada Penitencial (Resp.Apostolado da Oração e Legião de Maria)
13:30 - Momento de Espiritualidade com os Alunos do colégio CEI.
16:00h – Missa para Idosos e Enfermos (Resp. MECE)
19:00h – Oficio da Paixão de Cristo (Resp. Apostolado da Oração)
Confissões e visitas aos enfermos durante o dia.
Dia 05/04/12 – Quinta-Feira Santa (Santa Ceia)
05:00h Caminhada Penitencial (Resp. MECE)
19:00h – Celebração do Lava - Pés  e Renovação e Instituição dos Novos Ministros – Com. Nossa senhora da Natividade.(Itaquara) (Resp. Apostolado, Legião e MECE)

- após a missa, Vigília de Adoração (Resp. Pastoral da Criança).
(Durante o dia Adoração ao Santíssimo Sacramento e confissão) 

Dia 06/04/12 – Sexta-Feira Santa (Paixão do Senhor)
05:00h - Caminhada Penitencial (Resp. Catecumenato)
14:00h – Procissão do encontro ( Nossa Senhora das Dores – Alto do Cascalho) – Resp. Catecumenato ; ( Senhor Morto – Antigo Matadouro ) Resp. Apostolado da Oração.
15:00h-  Ato litúrgico da Paixão de Nosso Senhor. (Resp. Catequese e Batismo)
Dia 07/04/12 – Sábado Santo - Vigília Pascoal
18:00h - Chegada das comunidades Rurais (concentração na chegada da cidade vindo de Santa Inês.
18:30h - Caminhada da luz – Santa Missa da Vigília Pascal -batismos dos catecúmenos.
Responsáveis: Catecumenato e Pastoral da Criança 
Dia 08/04/12 – Domingo de Páscoa
07:00hs – Batismo de Crianças – Resp.Pastoral do Batismo
08:30hs – Missa da I Eucaristia – Resp. Catequese 
17:30hs –celebração da Páscoa  e I Eucaristia –Com. São Francisco 19:30hs – Celebração da Páscoa  - Com. Nossa Senhora da Natividade. Resp. Pastoral da Liturgia .

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito para que todo aquele que Nele crê, não pereça mas tenha vida eterna”. ( João 3:16)

Feliz Páscoa!
Pe. Antonio Palma e pastoral do Dízimo

quarta-feira, 28 de março de 2012

TRÍDUO PASCAL - DICAS LITÚRGICAS

ABAIXO ALGUMAS SUGESTÕES PARA A PREPARAÇÃO DA LITURGIA DA SEMANA SANTA - CONFIRA!

QUINTA FEIRA SANTA



DICAS DE LITURGIA:


  1. Preparar o espaço celebrativo de forma que expresse o sentido de festa desta celebração. Iniciando a celebração, após comentário inicial e o canto de entrada, enquanto catequizandos da Primeira Eucaristia arrumam o altar, usando flores, talhas d’água, bagos de trigo, pão grande (solicitar na padaria com antedecedência) cachos de uva, candelabros, e em seguida acendem as velas etc (podem estar sobre o altar) pode-se entoar o refrão “Onde reina amor, fraterno amor. Onde reina amor, Deus aí está. (3x)” . Em uma mesa próxima ao altar, colocar os símbolos da Ceia e do Lava-Pés: pão, vinho, jarra com água, bacia e toalha.
  2. Separar um banco da frente para os novos ministros extraordinários da sagrada comunhão.
  3. Pode-se entrar na procissão de entrada os santos óleos que foram abençoados na Catedral pelo Bispo na segunda-feira. Coloca-os na mesa do altar após estar devidamente arrumado. Para serem levados ao presbitério os santos óleos, poderiam três jovens vestir túnicas das respectivas cores dos óleos: ROXO (óleo dos enfermos); ROSA (óleo do Crisma); BRANCO (óleo do batismo).
  4. Reserve-se uma Capela (que poderá ser na área de eventos) para conservação do Santíssimo Sacramento e seja ela ornada de modo conveniente, para que possa facilitar a oração e meditação: recomenda-se o respeito. 
  5. Os instrumentos a partir do canto do “Glória”, só serão utilizados para sustentar o canto. De maneira que não se use nem bateria e nem pandeiros...
  6. Para o lava-pés a escolha de alguns homens, e como sugestão podendo ser 12 que significa os 12 apóstolos. Neste momento o celebrante retira a casula e cinge-se com uma toalha grande que possa ser amarrada à cintura e ao mesmo tempo enxugar os pés dos discípulos, a casula ficará aberta sobre o altar.  Após terminar o lava-pés e ter lavado as mãos vestirá novamente a casula. Pode ser dado para os homens um pão e vinho.


  1. OU: Vale apena lembrar que não é uma encenação, mas um momento de fazer memória dos ensinamentos de cristo. Para os “apóstolos” podem ser pessoas ligadas ao tema da campanha da fraternidade. Outra sugestão é que escolham 2 grávidas, 2 crianças, 2 jovens, 4 adultos (de preferência 2 casais), e 2 idosos. Representando assim que a Igreja está a serviço da vida, deste o ventre materno até o mais idosos. 
  2. (pode-se procurar alguém que faça a doação de pãezinhos para serem distribuídos ao povo durante a celebração).
  3. deve-se preparar: Âmbulas com partículas para consagrar para essa missa e para a Sexta-feira; Véu de ombros; Turíbulo com naveta; e velas; Para o lava pés: Assentos para os homens designados; Jarro de água e bacia; Toalha para enxugar os pés; Sabonete (para o sacerdote lavar as mãos)


  1. Ritos finais: Não se propõe bênção final para esta celebração, muito menos bênção do santíssimo. NÃO SE USA OSTENSÓRIO para fazer a transladação, mas sim ambulas (cibório), que são levadas até o lugar da reposição (numa capela devidamente ornada). Ao chegar deposita-se o Santíssimo Sacramento no tabernáculo (se o sacrário da comunidade for fixado na parede, pode-se providenciar outro objeto que represente o tabernáculo) ajoelha-se e incensa o Santíssimo, enquanto se canta o “Tão sublime sacramento”. Em seguida FECHA-SE o tabernáculo. E é assim que prossegue a adoração, revezando as equipes, com o tabernáculo fechado, até a celebração da sexta-feira da paixão. Oportunamente retiram-se as toalhas do altar e se possível as cruzes da igreja. Convém velar as que não puderem ser retiradas.

SEXTA FEIRA DA PAIXÃO


DICAS DE LITURGIA:


  1. Preparar um mural ou cartaz com uma das frases: “Jesus te ama muito! Basta olhar para a Cruz” ou “Paixão de Cristo, Paixão humana” ou “Dia de amor, não de luto”.
  2. Esta celebração terá início às 15h. O altar deve estar sem a toalha e o presbitério, sem a cruz, velas, flores. Na sexta-feira e no sábado até a vigília, a Igreja, por antiquíssima tradição, não celebra a Eucaristia. Iniciando a celebração entoar o refrão meditativo.
  3. Para enfatizar ainda mais o silêncio, é bom omitir qualquer comentário inicial, mesmo se proposto em folhetos, pode-se entoar cantos penitenciais antes do inicio da celebração. Iniciando o ato litúrgico é feito uma procissão silenciosa até o altar, os ministros fazem uma profunda inclinação logo em seguida  a prostram-se, ou ajoelham-se por alguns instantes depois o presidente abre a celebração rezando a e a oração. É mais proveitoso, portanto, deixar que o gesto fale por si mesmo.
  4. Atenção: o Salmo Responsorial deve ser cantado ou proclamado do Lecionário Dominical.
  5. O presidente dirige-se à porta central da Igreja e, acompanhado pelos ministros com velas acesas, entra trazendo um crucifixo, sendo que a cruz deste, deve ser de madeira, até a frente do altar. Nesse percurso, por três vezes, ergue a cruz cantando. “Eis o lenho da Cruz, do qual pendeu a salvação do mundo!” Todo o povo responde (demos Graças a Deus) e adora a cruz em silêncio.
"Em cada caminho que ponho meus pés encontro a ti naqueles que passam estendendo a mão! Chamando tu estás eu não quis ouvir, fechado em mim faltou-me coragem pra exercer a missão! Senhor eu te peço perdão pelas vezes que não acreditei que juntos podemos fazer, deste mundo um mundo de irmãos..."

SÁBADO SANTO



Dicas de Liturgia: 

O que preparar com antecedência: Velas para todo o povo, incenso, espaço ornado com flores, pia batismal , óleos para o batismo, pão e vinho para Eucaristia, fogueira (madeira, arame para pegar carvão, vela comprida para acender o círio). Por meio da liturgia da luz, através do fogo novo, do círio, das velas, do incenso, adoramos o Ressuscitado, luz de nossa vida.
           Tudo começa desnudo como na sexta-feira santa. O espaço só vai se tornar festivo a partir do canto do Glória, acendendo as velas, ornando com flores, toalhas, sinos, e tudo o que caracteriza festa. Neste dia a igreja pode ser enfeitada com girassóis que são símbolos da páscoa ou outras flores. A cor litúrgica é branco.

O que preparar para a 1ª parte  —  Celebração da luz
1 - A igreja fica vazia e com as luzes apagadas.
2 - Uma bonita fogueira fora da igreja. 
3 - Se necessário, prever uma lanterna para acompanhar as leituras.
4 - Um carro de som para que todos possam ouvir o que será falado.
6 - Levar o Círio Pascal para ser preparado.
7 - Prever velas para todos na assembléia.
8 - Se usar incenso, levar o turíbulo para ser preparado com brasas do fogo novo ( para isso providenciar uma colher grande para pegar as brasas ou levar uma pinça grande)
9 - Preparar, o local onde ficará o Círio Pascal na Igreja (Com flores, pote para colocar água...)

O que preparar para a 2ª parte — Liturgia da Palavra 
1 - Lecionário de onde serão lidas as leituras e os salmos responsoriais
2 - leitores para as leituras.
3 - salmistas para proclamar ou cantar os salmos (cânticos) responsoriais
4 - Depois da última leitura, todos se levantam e cantam o Glória a Deus nas alturas.
5 - Encarregados para tocar sinos e sinetas durante o canto do glória.

O que preparar para a 3ª parte  — Liturgia Batismal 
1 - Recipiente para água (e com água)
3 - Bancos reservados para os catecúmenos.
4 - Bancos reservados para pais e padrinhos (haverá batismo de criança da primeira comunhão também)
5 - Dois (ou um) cantores para cantar a ladainha de todos os santos (poderia ser alguém das comunidades rurais).
6 - Pode-se acrescentar outros nomes de santos padroeiros das comunidades na Ladainha.
7 - Tudo que for necessário para o Batismo (inclusive tomar nota dos nomes para o livro de batismo)
8 -  No momento da profissão de fé, os celebrantes acendem as velas.
11 - Ministro encarregado para pedir que alguns celebrantes acendam as velas no Círio.
12 - Vasilhame para levar água no momento de aspergir a assembléia com água.
13 - Asperge grande, feito com folhas de algum arbusto.
14 - Cantos para acompanhar o rito da aspersão.


  1. Preparar um mural com uma das seguintes frases: “A vida venceu a morte” ou “Ele não está aqui: Ressuscitou!” ou  “Morrer com Cristo para ressuscitar com Ele”.
  2. A assembleia se reúne fora da Igreja (na entrada da cidade pra quem chega de Santa Inês), junto à fogueira. Enquanto as pessoas vão chegando, a equipe entoa o canto de ambientação. A Mesa da Palavra, o Círio Pascal, e o altar devem estar bem ornamentados. 
  3. Preparar uma fogueira bonita, começando a vigília fora do local da celebração, ao ar livre (a não ser que chova). Enquanto as pessoas vão chegando a equipe de cantos  pode cantar cantos que falem de luz. Segue-se a bênção do fogo e acende-se o círio e todos acendem suas velas.
  4. Caminhamos com Cristo luz da humanidade (pode-se cantar “o povo de Deus, no deserto andava...” ou outros).
  5. Após o canto do exulte: Acendem-se todas as luzes, apagam-se as velas, em silêncio todos sentam-se e inicia a Liturgia da Palavra
  6. Hino de louvor: Momento de ornamentar toda a igreja com flores. Colocar toalhas e acender as velas. Por isso cantar um canto de Glória longo e alegre . Crianças podem entrar tocando sinos, as igrejas que tem sinos nas torres podem ser tocados expressando a alegria da ressurreição.
  7. Liturgia da Palavra: Como de costume, pelo bem pastoral em vista da participação, não precisam serem feitas todas as leituras, as nove. Aconselha-se que seja o Poema da criação, a leitura do Êxodo, e Isaías ou Ezequiel; e do Novo Testamento a Leitura da carta de São Paulo aos Romanos e o Evangelho. Tudo deve ser bem preparado. Ao final de cada leitura seja cantado o salmo correspondente ou aguardar um silêncio, em seguida a oração correspondente. O Evangelho ganha destaque especial.
  8. Liturgia Batismal: A água poderá ser trazida por jovens (batizados ano passado) ou ate mesmo por membros da pastoral do batismo e derramá-las no pote aos pés do Círio Pascal. Logo após invoca-se os santos (ladainha), faz-se a bênção, renova-se as promessas batismais e faz-se o batismo e o rito da aspersão.
  9. Desejar feliz Páscoa através de uma mensagem (breve) ou testemunho.

Lembrando que tudo precisa ser preparado com antecedência, com atenção. Usar a criatividade sem exageros, procurar fazer bem aquilo que a liturgia prevê oque é importante
. Sem improvisos.

DOMINGO DE PASCOA



SUGESTÕES LITÚRGICAS:

• Preparar um mural com uma das frases: “Ressurreição, vida nova para todos” ou “A vida venceu a morte” ou “Feliz Páscoa”.
• Preparar bem o ambiente da celebração, destacando o Círio Pascal, e o pote com a água benta, usando muitas flores e cor branca nas vestes e toalhas.
• A procissão de entrada deve manifestar a alegria pela ressurreição de Jesus que faz da comunidade gente nova, de olhos abertos e coração dilatado. Junto com a Cruz e as velas, pode entrar o Círio Pascal aceso, e também o lecionário. (Na entrada do Círio Pascal, o corredor central pode estar ladeado por crianças (da catequese) com balões brancos. Enquanto se canta, estando as luzes da Igreja apagadas (se possível), uma pessoa com veste dourada entra solenemente com o Círio aceso. Chegando diante do altar proclama: “Bendito sejais, Deus da vida, pela ressurreição de Jesus Cristo e por esta luz radiante”.)
• O ato penitencial pode ser feito com a aspersão da água que foi abençoada na Vigília Pascal e, se possível, perfumada. Este rito ajuda a comunidade a aprofundar sua consagração batismal.
·         Duas pessoas proclamam ou cantam a sequência da Páscoa do Lecionário
• No ofertório, podem ser trazidos em procissão, alguns símbolos pascais, como o cordeiro, os sinos, a vela, os ovos, jovens que foram batizados entram trazendo flores brancas e amarelas e as depositam próximas ao Círio Pascal, enquanto se canta. e,  principalmente, o Pão e o Vinho que serão consagrados.
• No final, poderá ser distribuído aos participantes da celebração um cartão ou algum outro símbolo desta ocasião, desejando Feliz Páscoa.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Via Sacra pelas ruas de Itaquara

Via Sacra pelas ruas to tanque, bela vista e baetinga de baixo

 Vitória tu reinarás, ó cruz tu nos salvarás!!!
 Bonito ver a participação das crianças, Deus abençõe a todos!

Lembramos de todos os que não puderam estar conosco! Deus está sempre com todos!

5º DOMINGO DA QUARESMA - "O GRÃO DE TRIGO QUE CAI EM TERRA E MORRE, DÁ MUITOS FRUTOS"


PARTILHA DA PALAVRA


A primeira leitura fala da Nova Aliança que Deus vai fazer com seu povo. Não escrita em tábuas de  pedra, mas impressa na mente e no coração do homem. A segunda leitura diz que Cristo morreu por  nós e se tornou princípio de salvação; nele, a Nova Aliança é concluída. No Evangelho de João é  narrado um fato acontecido poucos dias antes da última páscoa de Jesus. Um grupo de gregos ou de estrangeiros que se tinha convertido à religião judaica ouvira falar de Jesus e queria encontrá-lo, ou melhor, vê-lo. Para João, ver Jesus não significa só contemplá-lo com os olhos, mas conhecê-lo em profundidade, descobrir quem ele é realmente. O grupo dos gregos representa todos os pagãos que querem conhecer Cristo. Não se sabe se aqueles gregos se encontraram com Jesus. Fica, porém, 
uma palavra importante de Jesus: o grão de trigo para se transformar em espiga deve ser semeado na terra. Igualmente o homem, se quiser valorizar a sua vida, se quiser fazer surgir um mundo novo, deve antes ter a coragem de morrer, ou seja, doar a si mesmo por amor. Para Cristo, o homem atinge o ponto mais alto da realização, de sua vida, quando se entrega à morte por amor aos seus irmãos. O evangelho interpreta a morte de Jesus como uma manifestação de seu amor. Para ele o homem cresce e se realiza somente quando ama, ou seja, quando doa sua vida pelos irmãos. 

DICA DE LITURGIA: O espaço celebrativo deve ser simples, sem flores, poucos instrumentos musicais, a cruz e o cartaz da CF deverão permanecer durante toda a Quaresma. Hoje,  colocar também um recipiente com terra, outro com sementes e uma planta que será usada na apresentação dos dons. A equipe prepara com antecedência a recordação da vida. Antes de qualquer comentário entoar o canto de ambientação.  

LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: Is 7,10-14;8,10; Sl 39; Hb 10,4-10; Lc 1,26-38
3ª feira: Nm 21,4-9; Sl 101; Jo 8,21-30
4ª feira: Dn 3,14-20.91-92.95; Dn 3,52-56; Jo 8,31-42
5ª feira: Gn 17,3-9; Sl 104; Jo 8,51-59
6ª feira: Jr 20,10-13; Sl 17; Jo 10,31-42
Sábado: Ez 37,21-28; Jr 31,10-13; Jo 11,45-56
Domingo: Is 50,4-7; Sl 21; Fl 2,6-11; Mc 14,1-15,47

segunda-feira, 19 de março de 2012

Construção da Capela de São Mateus - Arapongas

Estamos na expectativa da construção da capela de São Mateus na comunidade rural da Arapongas!

Formação com nossos Catequistas 18.03.2012

Ir. Rute (do KM100) nos ajudou na formação dos catequistas em nossa paróquia!

grupo de catequistas e auxiliares
Momento formativo: A metodologia na catequese
Obrigado queridas catequistas por todo trabalho que vocês vem desenvolvendo em nossa paróquia, saibam seus trabalhos têm feito todo diferencial no nosso meio. Que Nosso Senhor Jesus Cristo pôr intercessão de Nossa Senhora da Natividade posso abençoar cada uma de vocês com todas as graças e bençãos do céu!
Pe. Antonio Palma

sábado, 17 de março de 2012

4º Domingo da Quaresma – Ano B – 18/03/2012

REFLEXÃO BÍBLICAQUARESMA – 4º DOMINGO
Ano B – 18.03.2012


Os textos litúrgicos deste domingo proclamam a iniciativa do Pai que, a todos oferece a salvação, sempre condicionada, pela acolhida ou recusa de cada pessoa. A primeira leitura mostra como o povo de Israel se afastou de Deus. Na derrota e no exílio, esse povo entendeu que sua desgraça era sinal do afastamento. Então voltaram seu coração para Deus. Na carta aos Efésios, São Paulo mostra que o homem sozinho não consegue livrar-se das situações embaraçosas e complicadas, e que o ser humano não fabrica sua própria salvação. Portanto, ninguém pode vangloriar-se do bem que consegue fazer e muito menos desprezar quem ainda não abriu seu coração a uma ação tão fascinante. A auto suficiência significa preferir as trevas. A salvação é obra gratuita de Deus, rico em misericórdia e bondade. A história de amor entre Deus e o homem não termina com uma condenação. Deus não abandona o ser humano, mesmo quando este se afasta do caminho da Aliança. A liturgia da quaresma insiste que: o pecado não é irreparável. Para os que creem existe
conversão, perdão e salvação. O Evangelho nos diz: “Deus amou tanto o mundo que lhe deu seu próprio Filho e este não veio para julgar o mundo, mas para salvá-lo. Quem, porém, não crê já está condenado”. Jesus é a luz que penetra nossas trevas, mas há quem foge da luz, para não admitir estar agindo errado. Aquele que escolhe o egoísmo, prazeres e satisfações condena-se à morte e, portanto destrói a própria vida. Crer no crucificado-ressuscitado é passar das trevas para a luz. É deixar-se iluminar, sem medo da claridade que faz aparecer a verdade de nossa vida, ainda que vivida em meio às contradições e fragilidades. Cada instante é tempo de salvação ou condenação. O julgamento é hoje, é agora que o homem se salva pela sua adesão a Cristo, ou se condena pela sua recusa à proposta da cruz. O julgamento não é pronunciado por Deus, mas pela escolha que cada um faz diante da luz de Cristo. Assim, toda ação e escolha do homem devem ser tomadas com muita seriedade, porque trazem consigo consequências que prolongam na eternidade.


LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: Sm 7,4-5a.12-14a.16; Sl 88; Rm 4,13.16-18.22; Lc 2,41 51a
3ª feira: Ez 47,1-9.12; Sl 45; Jo 5,1-3a.5-16
4ª feira: Is 49,8-15; Sl 144; Jo 5,17-30
5ª feira: Ex 32,7-14; Sl 105; Jo 5,31-47
6ª feira: Sb 2,1a.12-22; Sl 33; Jo 7,1-2.10.25-30
Sábado: Jr 11,18-20; Sl 7; Jo 7,40-53
Domingo: Jr 31,31-34; Sl 50; Hb 5,7-9; Jo 12,20-33

Dica de Liturgia: Dentro da Quaresma, este domingo é considerado o “domingo da alegria (laetare)”, pois a liturgia anuncia a ressurreição. Podemos substituir a cor roxa pela rósea ou lilás. Para dar início à celebração, cantar de forma orante o canto de ambientação.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Construção Do Salão - Fr. Lucas Queimadas - Alto Do Cascalho



A PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA NATIVIDADE E O GRUPO DO CATECUMENATO 2011 - 2012 - ESTÃO A FRENTE DA CONSTRUÇÃO DO ANTIGO SONHO DO SAUDOSO FREI LUCAS QUE PASSOU POR ESSAS TERRAS ITAQUARENSES EVANGELIZANDO E PROMOVENDO A VIDA! AJUDE-NOS COMO PUDER - INFORMAÇÕES NA SECRETARIA DA PARÓQUIA!




Aula Inaugural E Distribuição Do Material

1ª aula - BIBLIA


Temos Aqui Um Batalhão De Deus Se Preparando Na Fé!



Já Contamos Com Mais De 100 Inscritos



Estamos Funcionando Todas As Terça-Feiras Na Área De Eventos Arlecy Aurino.
Participe Conosco!

INSCRIÇÕES NA SECRETARIA DA PARÓQUIA